• Pedro Vitor Lopes

Em Chã de Cruz, Posto de Saúde não funciona por falta de água




A população de Chã de Cruz, área rural de Abreu e Lima, está sem assistência médica. Há cerca de 20 dias, a Unidade de Saúde da Família, localizada na comunidade, sofre com o desabastecimento de água, fato que vem inviabilizando os atendimentos no lugar.


Segundo moradores, o equipamento que bombeia água para a unidade está quebrado, sem previsão de conserto. Como se isso não bastasse, um carro pipa não pode ser enviado ao local, pois a cisterna existente no espaço carece de limpeza. Sem saída, os funcionários do posto estariam buscando água em um frigorifico próximo, para manter as atividades básicas.


Enquanto a Prefeitura não resolve o problema, quem sofre é a população. Em depoimento ao blog, a moradora Marcela Souza, grávida de 5 meses, lamentou ter sua vacinação negada recentemente, devido à ausência de condições básicas de higiene na unidade.


O Correio também ouviu relatos sobre falta constante de médicos, medicamentos e materiais para curativos, além da péssima qualidade dos serviços prestados no local, inclusive no atendimento de alguns Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que não estariam realizando as devidas visitas às famílias da comunidade.


Uma situação que se torna ainda mais grave diante da pandemia que estamos vivendo, já que se trata do único posto de saúde de Chã de Cruz, bairro que fica a cerca de 21 km da área urbana de Abreu e Lima.