• Pedro Vitor Lopes

Conheça mais sobre a história de Abreu e Lima



Há 37 anos atrás, Abreu e Lima tornava-se o mais novo município de Pernambuco. No entanto, poderíamos estar comemorando 56 anos, caso o regime militar não tivesse caçado a Lei Estadual n° 4.993, de 20 de dezembro de 1963, que elevara o então distrito de Paulista à categoria de município. Fato que veio se concretizar apenas em 1982.


Segundo os historiadores, a área onde o município está localizado começou a ser povoada em 1548, com a fundação do Engenho Jaguaribe, por Vasco Fernandes.


Desde sua formação, a cidade vem demarcando sua relevância na história de Pernambuco e do Brasil. Em 1848, por exemplo,no então povoado de Maricota, aconteceu a primeira batalha da Revolução Praieira.


Antes, em 1824, as terras do município haviam servido de abrigo para Frei Caneca, um dos líderes da Confederação do Equador.


Na história contemporânea, Abreu e Lima saiu na frente e foi palco da primeira manifestação pelas Diretas Já na década de 1980.


Ganhou este nome em homenagem ao General José Inácio de Abreu e Lima, pernambucano que teve papel fundamental na luta pela independência da América Espanhola, ao lado de Simon Bolivar. Ambos estão homenageados em monumento na Praça São José.